Já pensou acordar assustado com o som de uma furadeira na parede? O barulho vem do vizinho, mas parece que está dentro do seu quarto. Quando realizamos reparos ou reformas em casa, precisamos considerar o incômodo que podemos causar aos nossos vizinhos pois, o excesso de barulho pode prejudicar tanto a saúde física quanto a mental de qualquer pessoa.

Cuidados a serem tomados durante obras e reformas

Nem toda construção possui isolamento acústico, que é uma opção utilizada para reduzir a passagem de som entre as estruturas.

Por isso, é fundamental buscar alternativas para minimizar o barulho da obra e também outros impactos, como entulho e poeira. Tudo isso é importante para garantir um bom relacionamento e convivência saudável com os vizinhos e, claro, o seu próprio bem-estar.

Embora obras e reformas sejam necessárias, às vezes não podemos adiá-las. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados nessa empreitada, como escolher profissionais adequados e ser diplomático com os vizinhos. Eles precisam estar cientes do que se trata a obra, bem como serem informados sobre a data de início, previsão de término e duração.

Recomenda-se fazer um planejamento cuidadoso e elaborar um cronograma com os profissionais envolvidos antes de iniciar as obras. Dessa forma, é possível se organizar melhor, economizar materiais e evitar contratempos.

Além disso, é importante controlar o ruído durante a obra.

10 Dicas para minimizar o barulho e demais incômodos de sua obra

  1. Contrate um profissional especializado para projetar a obra, a fim de preservar a estrutura do edifício.
  2. Analise a planta do imóvel e verifique onde estão as vigas, colunas, dutos de eletricidade e tubulações de água, para evitar danificá-los.
  3. Feche os registros, tampe os ralos e vede as portas com panos para minimizar o barulho e a poeira.
  4. Realize as atividades em horário comercial, de segunda a sexta-feira, seguindo as determinações do regulamento interno do condomínio e respeitando a lei do silêncio.
  5. Comunique o síndico sobre a obra e o período provável de execução e apresente o laudo técnico-legal se a reforma for de grande porte.
  6. Informe-se sobre os horários de limpeza e a preparação das áreas comuns que poderão ser afetadas pela reforma.
  7. Impermeabilize toda a obra de maneira correta para evitar infiltrações de água, manchas, bolores e problemas para as unidades. Utilize produtos qualificados e empresas que possuam atestados de capacidade técnica. Considere o sistema de impermeabilização Fibersals, que não gera quebradeira, entulho ou barulho de obra.
  8. Confira se os maquinários estão bem regulados para evitar o forçamento do motor e economizar na reposição de peças.
  9. Verifique se as serras em máquinas de cortar estão bem presas e se os parafusos estão bem apertados.
  10. Dependendo do material a ser utilizado, procure já contar com ele cortado, como o aço, para evitar o uso de serras e o desperdício de material.

C
D