(Imagem fonte: PBH)

As equipes da Prefeitura de Belo Horizonte mobilizaram-se desde as primeiras horas desta quarta-feira (24) para realizar a limpeza da cidade, que foi impactada por fortes chuvas na noite de terça-feira (23). A ação conjunta envolveu a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e a Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb), contando com mais de 450 profissionais dedicados a liberar vias, recolher entulhos, galhos e troncos de árvores, além de desobstruir e limpar bocas de lobo.

Os garis da SLU removeram aproximadamente 115 toneladas de resíduos decorrentes das chuvas em diversos pontos de Belo Horizonte, incluindo folhas, galhos, entulho e lama. Com 22 equipes e cerca de 250 garis, a SLU utilizou 27 caminhões, sendo cinco pipas e uma máquina pá-carregadeira. Equipes de varrição atuaram em toda a cidade para minimizar os impactos. As regionais que mais demandaram limpeza foram Centro-Sul, Pampulha, Venda Nova, Noroeste e Oeste.

A Suzurb mobilizou 208 profissionais e cerca de 30 máquinas, incluindo retroescavadeiras, caminhões pipa, caminhões munk, caminhões básculas e hidrojatos. Em diferentes regiões, como Centro-Sul, Pampulha, Venda Nova e Oeste, as equipes realizaram a limpeza de vias, desobstrução de bocas de lobo e manutenção de árvores afetadas pela tempestade. A atuação foi intensificada em áreas específicas, como a avenida Vilarinho, avenidas Francisco Sá e Silva Lobo, entre outras, visando a recuperação das áreas afetadas pelas chuvas.

SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO

É relevante destacar que as ações de mobilização de pessoal e maquinário em casos excepcionais representam um reforço aos serviços de manutenção e cuidados com a cidade, que já são realizados rotineiramente pela Subsecretaria de Zeladoria Urbana. Ao longo do ano, as equipes trabalham diariamente na limpeza e desobstrução de bocas de lobo, operações tapa-buracos, podas e supressões de árvores, cuidados com praças e jardins, recapeamento de vias e manutenção dos prédios públicos municipais.

No ano de 2023, foram realizadas 36.739 podas e 7.313 supressões de árvores, com um investimento aproximado de R$ 33,4 milhões, abrangendo também a conservação e limpeza de praças, jardins e canteiros centrais. Adicionalmente, foram efetuadas 113.005 limpezas de bocas de lobo, removendo cerca de 1.764 toneladas de resíduos, desobstruindo 51,5 km de rede e realizando 2.138 trocas de grelhas, com um investimento aproximado de R$ 4,2 milhões nessas operações. Essas ações continuam a ser fundamentais para a preservação e manutenção adequada do ambiente urbano da cidade.

C
D